Grupo TUMM realiza Exposição Cultural em sua sede
- Grupo TUMM

- há 2 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

O ano de 2025 foi dedicado ao aprendizado e à valorização da diversidade brasileira por meio do Projeto Brasil de Norte a Sul, sob a condução das monitoras Giovana Pazoti Mauricio e Simone Bianchini. A iniciativa integrou a oficina “Experiências e Vivências”, desenvolvida no âmbito do Projeto Esporte, Cultura e Cidadania II, realizado pelo Grupo TUMM com apoio do Instituto CPFL e patrocínio da CPFL Energia e da Tintas Maza.
Como ápice desse processo formativo, foi realizada na sede do Grupo TUMM a Exposição Cultural, reunindo famílias, educadores, parceiros e a comunidade. A mostra apresentou produções artísticas, registros e experiências que evidenciaram a riqueza cultural, social e histórica das diferentes regiões do país.


O Protagonismo em foco
Aberto ao público, o evento ganhou vida por meio do protagonismo dos participantes. A organização foi dividida para que todos pudessem brilhar:
Apresentação das salas: As turmas B da manhã e C e D da tarde demonstraram entusiasmo, criatividade e domínio dos conteúdos.
Guias Culturais: Os participantes das turmas A da manhã e A e B da tarde assumiram, com autonomia e segurança, o papel de guias, conduzindo os convidados pelas regiões brasileiras.
Para tornar a experiência ainda mais interativa e lúdica, cada visitante recebeu um passaporte simbólico, carimbado a cada região visitada.


A Jornada pelas Regiões
Abertura – a história que nos une
Os visitantes foram recepcionados por uma sala dedicada à bandeira do Brasil, onde foram explicados os significados, simbolismos e o motivo da divisão regional do país. Este foi o ponto de partida da jornada.




Região Norte – cores, encantos e lendas da Amazônia
Uma imersão na cultura amazônica com riqueza de detalhes: bandeiras dos estados, miniaturas dos bois Garantido e Caprichoso, uma grande árvore cenográfica com frutos de guaraná e um rio com vitória-régia, boto e casa palafita. Petecas, arco e flecha completaram a experiência sensorial.



Nordeste – terra de axé, tradição e poesia
Espaço marcado pela afetividade e identidade cultural. Contou com bonecas de pano inspiradas nas baianas, maquete de casa de pau a pique, um cantinho para amarrar fitinhas do Senhor do Bonfim, além de bandeiras de cordel e fotografias do processo de criação ao longo do ano.





Centro-Oeste – sertão, pantanal e cultura Raiz
A essência da região ganhou forma com uma representação do Pantanal (capivaras, araras, tucanos e jacaré), um cantinho sertanejo para fotos, jogo da memória com bandeiras e um ambiente dedicado ao Distrito Federal.



Sudeste – diversidade, ritmo e cotidiano brasileiro
Uma releitura artística do cotidiano regional: painéis representando comunidades, chaveiros de gírias populares (em alusão à Rua 25 de Março) e a hospitalidade mineira com o aroma de café passado na hora e pão de queijo quentinho.




Sul – tradição, friozinho e sabor
A região foi apresentada com parreiras de uvas, objetos típicos como o copo de chimarrão, boleadeiras e miniaturas de gaúchos, além da degustação de uvas frescas para os visitantes.



Sabores do Brasil e presença especial
Ao final do percurso, o público pôde degustar pratos típicos:
Norte: Biscoito Monteiro Lopes.
Centro-Oeste: Cuca de goiabada e feijão tropeiro.
Sudeste: Pão de queijo recheado com goiabada.
Sul: Suco de uva.

O Nordeste ganhou um toque ainda mais especial com a presença da querida Dona Maria Baiana, que encantou a todos com suas cocadas brancas e queimadas, repletas de sabor e afeto.



Uma noite que encheu a instituição e nossos corações
Foi uma noite que brilhou pelas cores, pelos cenários e, sobretudo, pelo talento e pela dedicação dos verdadeiros protagonistas dessa história: nossas crianças e adolescentes. A instituição recebeu um grande público, que veio prestigiar esse momento tão especial, enchendo o espaço e nossos corações de orgulho, alegria e gratidão.
Mais uma vez, nossos participantes demonstraram que, quando há espaço, escuta e oportunidade, o aprendizado se transforma em cultura, fortalece identidades e constrói pertencimento. Mais do que uma exposição, foi um marco na história do Grupo TUMM!


















Comentários